XILOGRAVURA À BASE D’ÁGUA – TÉCNICA DE IMPRESSÃO JAPONESA

XILOGRAVURA À BASE D’ÁGUA – TÉCNICA DE IMPRESSÃO JAPONESA
 Encontro no Atelier Paulista com Fernando Saiki

Introdução da técnica xilográfica de impressão multicolorida japonesa ( mokuhanga ), que difere do método ocidental por fazer uso de tintas à base d’água e do baren , ferramenta manual de impressão. Haverá explicação sobre os materiais utilizados e em seguida os participantes poderão experimentar a impressão colorida.

*Publico Alvo: artistas, gravadores, pesquisadores e interessados em cultura japonesa.

Sobre Fernando Saiki

É pós-doutorando pela ECA-USP e Doutor em Xilogravura pela Universidade de Artes de Tóquio. Pesquisa e desenvolve trabalhos artísticos em xilogravura japonesa, desde 2006, com foco nas técnicas tradicionais utilizadas nas estampas japonesas ukiyo-e. Em 2012, fundou o grupo Mokuhanga Brasil com o intuito de divulgar a prática da xilogravura japonesa. Foi bolsista do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) do governo japonês de 2014 até 2020. Teve seu trabalho exibido no Brasil, Japão, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Ministra cursos, oficinas e demonstrações de xilogravura japonesa com o intuito de divulgar a técnica desde 2011.

Informações:

Duração: 01 encontro – sexta.
Data: 17 de julho de 2026.
Horário: das 14h00 às 18h00 (horário de Brasília).
Carga Horária: 04 horas.
Local: Atelier Paulista, presencial. Em razão da transição para uma nova sede, a atividade ocorrerá temporariamente em um local provisório, no bairro de Higienópolis. O endereço será informado após a confirmação da inscrição.
Número de vagas: 08 – presencial.

Para mais informações e inscrições: atelierpaulista@gmail.com ou 11 97785-3897