História

No ano de 1980 a artista Branca de Oliveira, visando obter autonomia para expandir e compartilhar seu conhecimento e estudos no campo das poéticas visuais que envolvem a produção e multiplicação de imagens, cria o Atelier Paulista. Na cidade de São Paulo, aparelhou com equipamentos e materiais de gravura um pequeno espaço instalado no bairro de Pinheiros. Com experiência já consolidada no âmbito do ensino desta mesma matéria, em 1982 associa-se a também, artista Maria Luisa Beer e lá produzem, juntas, a exposição Due Braziliane a Venezia, realizada na Galeria Segno Grafico – da veneziana Scuola Internazionale di Grafica, em novembro de 1983.

Após receberem um telefonema do amigo León Ferrari, em 1984, informando sobre a vacância de um espaçoso estúdio a seu lado, se mudam. No novo local puderam ampliar e atualizar suas instalações. Assim, o Atelier Paulista sedimentou-se como um centro independente de estudos e produções em arte, fomentando projetos em gravura, desenho, pintura e multimeios. A partir desse momento, passou a sediar, paralelamente às suas pesquisas poéticas, atividades que visavam à reflexão sobre as metodologias e procedimentos específicos empreendidos nas etapas de concepção e realização de projetos artísticos. Neste sentido, vem procurando, desde então, desenvolver recursos de metalinguagem e sistematização adequados às formas de apresentação e documentação da pesquisa em arte.

Seguindo com os mesmos propósitos, o Atelier Paulista promove ações multi e interdisciplinares na esfera expandida da arte que envolvem: pesquisa teórica, investigações técno-poéticas, residências artísticas, oficinas, cursos de curta e longa duração, palestras e encontros entre expoentes de expressivos setores da cultura, além de exposições experimentais de múltiplas naturezas – visual, audiovisual, performática, musical, literária, filosófica etc.

Por fim, o Atelier Paulista oferece consultoria, assessoria e assistência técnica em projetos que buscam a exploração criativa das potencialidades estéticas da imagem, abrangendo desde procedimentos artesanais até processamentos digitais. Como estratégia para alcançar seus objetivos, mantém um núcleo multidisciplinar de pesquisadores, cuja singularidade reflete a multiplicidade do pensamento artístico contemporânea.