RAPSÓDIA FILOSÓFICA , curso com Peter Pál Pelbart


RAPSÓDIA FILOSÓFICA
Curso no Atelier Paulista com Peter Pál Pelbart

Ementa:

Nos anos 90, em conversa pessoal com Toni Negri em seu apartamento em Roma, numa tarde fria (ele ainda tinha que dormir todas noites da prisão), ele emitiu a seguinte reflexão, que reproduzo com minhas palavras: até agora foi muito importante o trabalho de crítica, demolição, desconstrução (ele se referia à filosofia francesa da época). Agora, é hora de construir, propor, inventar. Confesso que estranhei essa divisão, pois para mim Deleuze e Guattari sempre fizeram as duas coisas ao mesmo tempo. Em todo caso, se non è vero è bene trovato – mesmo não sendo verdadeira, a frase é verossímil. Em outras palavras, dada a reviravolta política ocorrida no Brasil, essa colocação ganha um novo sentido. Depois de anos de crítica feroz, de denúncia incessante, de prognósticos apocalípticos sobre o fascismo galopante, já nos é dado, também – ao lado das inúmeras tarefas de reconstrução do tecido social brasileiro – pensar em outra coisa. Que alívio!

Abre-se o espaço mental, agora, para propor um curso numa tonalidade diferente. Mais rapsódico, variado, quase como um improviso, por vezes caosmótico, abrangendo questões as mais heterogêneas, não menos tocantes, numa certa (des)ordem criadora, sem subordiná-las forçosamente às ameaças e urgências do presente.

Eis, portanto, alguns dos temas a serem abordados. Um mecanismo interativo permitirá a quem desejar acrescentar sugestões ao longo do semestre:
– Só existe roubo e dom;
– Amar não é tomar, nem possuir;
– Filosofia da suavidade;
– Múltiplos eus;
– Do cuidado;
– Envelhecer;
– Cavalgar múltiplos tempos;
– Inventar uma perspectiva;
– Extrapolar a camisa de força humana;
– É possível escapar da sombra do capital?

Como se verá, nenhum desses temas prescinde de fontes, referências, inspirações, literatura. Nossa constelação, grosso modo, ainda é Deleuze, Guattari, Nietzsche, Simondon, Viveiros de Castro, mas também Donna Haraway, Vinciane Despret, Dufourmantelle, além de romances e textos que nos caiam, por obra do acaso ou da necessidade.

INFORMAÇÕES

Cronograma: às segundas-feiras – 27/03 (aula aberta); 03, 10, 17 e 24 /04; 08, 15, 22 e 29/05; 05, 12, 19 e 26/06.
Horário: das 20h30 às 22h.
Duração: 13 encontros.
Local: Atelier Paulista, de forma remota, com transmissão ao vivo, por meio da ferramenta Zoom e com apoio técnico aos inscritos.
Número de vagas: 130 (modo remoto); 35 (modo presencial).

 

O primeiro encontro será aberto e gratuito, a transmissão pode ser acompanhada através do link: https://youtube.com/live/7ah82Qc14fk?feature=share

Para inscrições e informações: 11 97785-3897 ( clique aqui para falar conosco no WhatsApp) ou atelierpaulista@gmail.com