DEVIR AMBIENTE_DEVIR MA :: Interpenetrações entre o Ocidente e o Oriente – curso com Dudu Tsuda

curso inti queiroz projeto cultural

 

DEVIR AMBIENTE_DEVIR MA :: Interpenetrações entre o Ocidente e o Oriente
Curso no Atelier Paulista com Dudu Tsuda

EMENTA:
Trata-se de uma série de encontros que visa apresentar aproximações entre o termo cultural japonês Ma e o conceito de Devir concebido por Deleuze e Guattari, a partir da análise de acontecimentos estéticos, cujo campo expressivo é, simultaneamente, espacial e temporal. Tais experimentos, de natureza poética, põem em conexão, intensiva e qualitativamente, oriente e ocidente: “devir ambiente_devir ma“.
Neste sentido, abre-se uma perspectiva em que espaço e tempo tornam-se dimensões imanentes, um englobado no outro, o acontecimento estético emerge da interpenetração entre realidades distintas. Um agenciamento de sombreados e acinzentados, em que uma multiplicidade de sentidos singulares presentificam-se, simultaneamente, uns nos outros. Awai. Aida. Aidagara. Ma.
Pretende-se abordar como os processos criativos aproximam as diferentes noções de silêncio, intervalo, nebulosidade, fragilidade, errância e impermanência, em performances e intervenções poéticas , ocorridas tanto em espaços públicos, quanto privados.
Por meio de vôos transversais se buscará sobrepor e avizinhar as múltiplas relações que o termo Ma desencadeia em autores como Gunter Nitschke, Massakatsu Fujita e Richard Pilgrim, às novas concepções de corpo trazidas por Hijikata Tatsumi; às noções de programa e fluxo criativo inauguradas por Eleonora Fabião; à noção de indeterminação na composição de John Cage, Anton Webern, Takemitsu Toru e Grupo Ongaku; e por fim, aos conceitos de duração em Bergson, temporalidade em Martin Heidegger, e metaestabilidade e individuação em Simondon.

CRONOGRAMA:
encontro #1 :: introdução aos aspectos culturais do termo cultural Ma.
encontro #2 :: devir ambiente_devir ma: compreensão de Ma a partir do conceito de devir em Deleuze e Guattari.
encontro #3 :: introdução à perspectiva duracional bergsoniana, à noção de temporalidade heideggeriana em Ma e às noções de metaestabilidade
e processo de individuação levantadas por Gilbert Simondon.
encontro #4 :: silêncio e intervalo.
encontro #5 :: nebulosidade.
encontro #6 :: fragilidade, errância e impermanência.

INFORMAÇÕES

Cronograma: às terças-feiras – 01 (aula aberta), 08, 22 e 29 de novembro; 6 e 13 de dezembro.
Horário: das 18h00 às 20h00.
Duração: 06 encontros.
Local: Atelier Paulista, de forma remota, com transmissão ao vivo, por meio da ferramenta Zoom e com apoio técnico aos inscritos.
Número de vagas: 130;

 

O primeiro encontro será aberto e gratuito, é possível assistir através do link: https://youtu.be/lIcFwJHLh50

Para mais informações e inscrições: atelierpaulista@gmail.com ou 11 97785-3897.