Potências do Candomblé – Introdução à filosofia de terreiro curso com Rafael Matede

Potências do Candomblé – Introdução à filosofia de terreiro
curso com Rafael Matede

Ementa:

Trata-se de realizar três encontros com o objetivo de introduzir as principais significações filosóficas virtualmente contidas nas noções e práticas do candomblé. A partir do cruzamento entre as noções de axé, enredo de santo, as práticas rituais de feitura da pessoa e do orixá e a prática do êxtase de possessão o candomblé será apresentado como um sistema de forças altamente diferenciante cuja tecnologia ritual e procedimentos mágicos envolvidos na composição dos seres e das coisas operam diretamente com as potências de afeto dos corpos.
A cosmologia e a ontologia simultaneamente monistas e pluralistas projetadas por esse sistema de forças, apoiadas sobre as diferenças de potencial entre os corpos, é radicalmente relacional e processual: privilegia o se fazendo antes que o já feito, o potencial de metamorfose dos seres e das coisas antes que as formas acabadas, as relações constituintes de preferência aos termos constituídos.

Mini Bio
Rafael Matede é doutor em filosofia pela PUC-SP. Defende a tese intitulada Cadernos de axé: notas sobre filosofia de terreiro, sob orientação de Peter Pál Pelbart. É filho de Oxalá e adepto do candomblé praticado no Axé da Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, terreiro de tradição Efon conduzido por sua mãe (de sangue) Márcia de Oxum. Atualmente desenvolve pesquisa, entre a academia e terreiro, sobre a filosofia de terreiro contida no candomblé, bem como as possíveis conexões entre a filosofia de Deleuze e as práticas de conhecimento de matriz africana.

Cronograma

Aula 1 – Reterritorializações do axé: a invenção do candomblé e a reinvenção dos vínculos entre as pessoas e os orixás.

Aula 2 – Êxtase e multiplicidade: tópicos sobre os processos de individuação no candomblé.

Aula 3 – A feitura dos seres e das coisas: o candomblé e os seus dispositivos éticos-estéticos de invenção de modos de vida sui generis.

Informações:
Datas: às sextas-feiras. 19, 26 de novembro; 03 de dezembro.
Horário: 19h às 20h30;
Duração: 03 encontros.
Local: Atelier Paulista, de forma remota (alinhada ao protocolo de biossegurança da OMS), com transmissão ao vivo, por meio da ferramenta Zoom e com apoio técnico aos inscritos. O link de acesso será enviado no mesmo dia.
Número de vagas: 130.

Para mais informações e inscrições: atelierpaulista@gmail.com ou (11) 97785-3897 (WhatsApp)