A partilha do sensível como transversalidade poética

 

A Partilha do Sensível como transversalidade poética

Palestra com Branca de Oliveira

Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc de apoio ao município

Ementa:

O encontro tem o objetivo de refletir, no âmbito da Arte, sobre os conceitos inaugurados por Jacques Rancière em Le partage du sensible: esthétique et politique, publicado na França no ano 2000 e, no Brasil, em 2005 (A partilha do sensível: estética e política, pela Editora 34, com tradução de Mônica Costa Netto).

A partir da perspectiva do pensamento de Rancière face ao contexto atual – marcado pela expansão exponencial e dominante dos processos de generalização de tudo –, uma pergunta, no campo da expressão sensível da “resistência”, se interpõe: o que pode a arte, o que poderia efetivamente a estética?

Só um pensamento instalado no conhecimento interdisciplinar pode divisar a potência transversal que a “partilha do sensível” carrega, capaz de romper as formas de representação do poder que procuram, por sua vez, gerir e domesticar a vida, enquanto o tecido da realidade, ao contrário, não para de exceder as repartições conservadoras da biopolítica.

Como, então, elevar o pensamento ao nível dessa multiplicidade que se faz e refaz vertiginosamente?

Rancière abre um caminho para atravessar o campo de uma “poética da multiplicidade”: atravessa Deleuze, para quem um “ato de criação” é também um “ato de resistência”; atravessa Agamben, para quem “ser contemporâneo” diz mais sobre voltar-se às virtualidades das zonas escuras do passado do que ser iluminado pelos holofotes da atualidade; atravessa Foucault, para quem a vida foi pensada como obra de arte, e a ética, como manifestação de uma “existência estética”. Assim, Rancière partilha conosco o sensível como caminho estético e político.

Informações de acesso:

Data: 11 de março de 2021, quinta-feira.
Horário: das 20h às 22h30.
Duração: 1 encontro.
Local: Atelier Paulista, de forma remota (alinhada ao protocolo de biossegurança da OMS), com transmissão ao vivo, por meio da ferramenta Zoom e com apoio técnico aos inscritos.
Valor: gratuito.
Número de vagas: 50.
Inscrições: via e-mail atelierpaulista@gmail.com ou mensagem no WhatsApp para (11) 97785-3897, a partir de 22 de fevereiro de 2021 até o preenchimento total das vagas.