O tempo que somos, o tempo que temos, o tempo que perdemos, o tempo que nos resta

 

O tempo que somos, o tempo que temos, o tempo que perdemos, o tempo que nos resta

Curso com Peter Pál Pelbart

 

Ementa:

Pretende-se desenvolver, no curso deste semestre, a questão do tempo – momento, neste sentido, particularmente desafiador. Parece que o tempo parou: para alguns, dá impressão que a vida assim se esvaziou; para outros, que ela se tornou mais fugidia; para terceiros, que ela “poderia” ganhar em intensidade.

Trataremos de pensar radicalmente as múltiplas dimensões do tempo. Primeiro, com filósofos como Bergson, Heidegger, Benjamin, Deleuze, Lyotard, Agamben, todos questionando a linearidade do tempo cronológico. Depois, com alguns historiadores (Koselleck, Hartog, Baschet, etc), que nos ajudarão colocar em xeque, também, o tempo cumulativo e unidirecional. Por fim, certa literatura (Proust, Beauvoir, Lightman, entre outros).

Ao final, teremos um panorama mais amplo em que poderemos situar as relações entre tempo e subjetividade em sua dimensão individual e coletiva. Nesse percurso, necessariamente, será abordada o problema da memória, da velhice, da infância, do novo, em suma, da multiplicidade dos tempos e seu embaralhamento.

 

Horário: 20h30 às 22h;

Duração: 14 encontros.

Encontros: (segundas) 24, 31 de Agosto; 14, 21, 28 de Setembro; 5, 12, 19, 26 de Outubro; 9, 16, 23, 30 de Novembro; 07 de dezembro.

Local: devido às questões do COVID19 e as recomendações da OMS, as aulas inicialmente irão ocorrer de maneira virtual através da ferramenta Zoom

A primeira aula foi aberta e está disponível em nosso YouTube, clique aqui para assistir. 

Para mais informações e inscrições, escreva para nosso e-mail: atelierpaulista@gmail.com ou envie uma mensagem no WhatsApp para: (11) 97785-3897.