História de escritoras, com Josélia Aguiar

 

Histórias de escritoras
12 encontros, de 8 de maio a 24 de julho
Sábados, 10h às 12h

Das pioneiras à cena contemporânea, o curso pretende percorrer uma história da literatura brasileira a partir de suas mais conhecidas e comentadas autoras da poesia e de prosa, apresentando trajetórias e obras, contextos políticos e culturais. Em 12 aulas, um conjunto de escritoras e poetas vão ocupar o primeiro amplo, tendo como contraponto a história canônica que consagrou a autoria masculina. O nosso objetivo será compreender sua contribuição e força a cada época e como estão sendo revistas em nosso tempo. Trata-se sobretudo de um convite para lê-las: trechos selecionados serão indicados à turma e comentados nas aulas.

Pioneiras 1 – O lugar das mulheres na cena literária até o século 19. Maria Firmina dos Reis, primeira autora negra. O sucesso de Júlia Lopes de Almeida. O feminismo de Nísia Floresta.

Pioneiras 2 – Desafiadoras a seu modo, Patrícia Galvão – a Pagu– e Gilka Machado movimentam a década de 1920. Erotismo, política e entre-guerras.

Tornar-se clássica 1 – Rachel de Queiroz e Lygia Fagundes Telles perfazem duas trajetórias na prosa, entre o rural e o urbano.

Tornar-se clássica 2 – Vida interior e transcendência em duas propostas distintas na poesia: Cecília Meireles e Adélia Prado.

Experimentais – Até onde se pode ir com a linguagem: Clarice Lispector e Hilda Hilst.

Contracultura – Ana Cristina César e Ledusha entre discos, mimeógrafos e riscos. Lélia Gonzalez, pensadora negra de vanguarda.

Nas listas de mais vendidos – Do romance histórico à violência urbana, caminhos de Ana Miranda e Patrícia Mello.

Ironia e silêncio – A obra mínima, de máxima potência escrita por Orides Fontela e Zulmira Ribeiro Tavares.

Cena contemporânea 1 – Escrever histórias a contrapelo com Ana Maria Gonçalves e Maria Valéria Rezende. Angélica Freitas e seu clássico instantâneo.

Cena contemporânea 2 – Afinal quem narra: os projetos pós-modernos de Beatriz Bracher e Elvira Vigna. A proposta de lugar de fala de Djamila Ribeiro.

Cena contemporânea 3 – Novas reflexões sobre autoria negra com Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Lubi Prates.

Cena contemporânea 4- 29 poetas hoje, a seleção de Heloísa Buarque de Hollanda e os múltiplos caminhos da literatura brasileira.

Para inscrições e informações:
atelierpaulista@gmail.com ou 11 97785-3897 (WhatsApp)