Peter Pál Pelbart – 2012 – “Figuras da dessubjetivação”

Figuras da dessubjetivação

com Peter Pal Pelbart

Parte do pensamento contemporâneo tem por característica a problematização do estatuto do sujeito. É o caso, por exemplo, de autores como Deleuze, Foucault, Agamben. Como desbancam eles a primazia do sujeito? Como se desfazem do primado da identidade? Em outros termos, como pensam a “dessubjetivação”, nos contextos os mais diversos (literatura, loucura, campo de concentração, capitalismo)? Em contrapartida, neles emerge a questão inversa: como se constituem os sujeitos? Mais radicalmente, como se dão os processos de subjetivação? E isto nos mais diversos domínios – ético, estético, micropolítico, biopolítico… Se as duas séries de perguntas se entrecruzam, em cada autor se compõe diferentemente a relação entre subjetivação e dessubjetivação, com implicações a determinar.

Data: Segundas-feiras, de 13 de agosto a 26 de novembro de 2012, das 20h30 às 22h00
Valor: 4 parcelas de 300 reais ou 960 reais à vista
Local: Atelier Paulista – Rua Amália de Noronha, 301 – São Paulo – SP

Para mais informações e inscrições entrem em contato: atelierpaulista@gmail.com

 

———————————————————————————————————-

Entrada franca no dia 20 de agosto:

O pensador japonês Kuniichi Uno estará no Atelier Paulista hoje à noite, às 20h30, para uma conversa aberta em torno de seu livro A gênese de um corpo desconhecido – com direito a um pré-lançamento especial para os frequentadores do nosso espaço.

Para quem não puder comparecer, haverão outras oportunidades em São Paulo e Salvador, vejam abaixo a divulgação na N-1 Publications:

 

 

Vídeo do site da editora N-1:

http://n-1publications.prosite.com/61727/482945/publications/a-genese-de-um-corpo-desconhecido-the-genesis-of-an-unknown-body

 

Referências citadas durante as aulas:

Dia 28 de agosto de 2012:
Transmissão radiofônica – intitulada “PARA
ACABAR COM O JULGAMENTO DE DEUS” – realizada por Artaud (
como autor e narrador)

 

 

Comments are closed.