UA-24175149-1

Curso de composição com Hedva Megged

Resumo:

O artista utiliza elementos genuínos, tais como: forma, cor, textura, desenho e composição para executar a sua obra. Este Curso vem apresentar um método de estruturar e organizar todos estes elementos para expressar ideias na linguagem visual, o que é denominado COMPOSIÇÃO.

Compor consiste em traçar linhas estruturais e fundamentais que indicam a localização dos elementos com proporções adequadas para exprimir as ideias.

O emprego deste elemento composição torna a expressão dos conteúdos que o autor deseja expor na sua obra mais vigorosa.

O curso compreende o estudo de composições básicas e suas variáveis, interpretadas nas aulas em exercícios práticos de desenho com técnica de carvão sobre papel.

Organograma

O curso completo abrange dois módulos de cinco a oito aulas cada um, em datas diferentes.

MÓDULO I:

COMPOSIÇÃO –

Trabalhos com a técnica de carvão sobre papel Canson.

Questões a trabalhar nas aulas:

Construção da composição
Ligação dos elementos como componentes na obra
Cor e textura
Desenho e acabamento

Material para módulo l: Caixa de bastões de carvão natural, borracha verde, pano, fita crepe, papeis ‘Canson’ com textura, e dimensões 50 x 70cm, fixador.

É preferível que cada aluno tenha cavalete e prancha de compensado ou Eucatex do tamanho 55 x 75cm.

MÓDULO II com cores

ORGANOGRAMA: Trabalhos com a técnica de pastel

seco e lápis de cor sobre papel Canson.

Questões a trabalhar nas aulas:

1. Construção

2. Cinco modelos de composição e suas variantes

3.  Conhecimento básico dos valores das cores, os pigmentos e seus nomes, a adaptação dos gamas de cores para cada tema escolhido pelo artista

4. Tratamento

5. Acabamento final.

Material para o segundo módulo: Bastões de pasteis secos de cores variadas (incluindo bastão branco e bastão preto), pasteis gordurosos, lápis de cor, vela branca, borracha verde, pano, fita crepe, folhas de papel canson 50x70cm, fixador.

Nota: O aluno deverá trazer seu próprio material (acima relacionado).

Devido ao fato que a ministrante, Hedva Megged, mora no Rio de Janeiro, sugere-se a organização de um curso intensivo de 5 aulas durante uma semana ou 8 aulas divididas em duas semanas durante as férias de janeiro).

Público Alvo: pessoas que trabalham com artes visuais ou iniciantes que dão prioridades ao conhecimento básico e essencial das técnicas e também da melhor aplicação de ideias nas artes visuais.

Condições: é importante ter na sala das aulas boa iluminação natural (ou fria e quente misturado), mesas e/ou cavaletes e pranchas, e espaço físico adequado para o número de alunos.

Contatos da artista HEDVA MEGGED:

Tel: (21) 2256-1611

site: www.hedvamegged.com

e-mail: hmegged@terra.com.br

 
UA-24175149-1