PRODUÇÃO DE PAPEL E FOTOGRAFIAS ARTESANAIS | oficina com Helen Ikeda

PRODUÇÃO DE PAPEL E FOTOGRAFIAS ARTESANAIS
oficina com HELEN IKEDA

A partir de conceitos sobre a natureza matérica do papel e por meio de exercícios práticos, a oficina tem como objetivos a introdução aos meios artesanais da sua produção com a utilização de fibras vegetais (algodão, eucalipto e curauá) e a experimentação da histórica técnica fotográfica – goma bicromatada. As aulas têm seu foco em processos tais como a obtenção da polpa celulósica e a confecção de papéis para impressão com procedimentos fotográficos alternativos, visando, ao final, a execução de trabalhos de alta qualidade técnica e durabilidade.

Público-alvo: Artistas plásticos, fotógrafos, estudantes e interessados em conhecer a técnica da goma bicromatada em papel artesanal. Não é necessário conhecimento prévio na área.

Datas: 11 de agosto a 1 de setembro de 2018
Período: Sábados, das 9h30 às 13h30
Duração: 4 encontros
Número de vagas: 10
Local: R. Amália de Noronha, 301
(5 min. do metrô Sumaré)

Vagas limitadas! Inscreva-se:
atelierpaulista@gmail.com

 

HELEN IKEDA
Especialista em Celulose e Papel pelo SENAI e mestranda em Museologia pelo MAE-USP. Trabalha há mais de 35 anos com conservação e restauro de papel, atuando em acervos particulares e públicos. Dentre as instituições destacam-se: Museu Paulista, Museu Lasar Segall, MAC-USP e Fundação Bienal de São Paulo.

 

PROGRAMA

 

Aula 1 (fibra de algodão)
a. Produção individual de papéis artesanais pela técnica ocidental: elaboração das folhas com controle de qualidade (pH neutro, resistência física e química), tendo em vista a durabilidade e resistência dos papéis. Controle de gramatura e acabamento uniforme (revestimento com amido e gelatina).
b. Execução das etapas de produção: polpação, branqueamento, refino, preparação de massa, confecção e acabamento.
c. Preparação de materiais para a goma bicromatada .

Aula 2 (fibra de curauá)
a. Produção de papéis artesanais com controle de gramatura: preparação de massa, confecção, secagem e acabamento.
b. Produção de papéis artesanais com gramatura constante: polpação, branqueamento, refino, preparação de massa, confecção e acabamento.
c. Sensibilização fotográfica de papel comercial (tipo Arches para Aquarela) e exposição à luz com interposição de imagens.

Aula 3 (goma bicromatada)
a. Produção de fotografias artesanais com a técnica da goma bicromatada sobre os papéis confeccionados durante as aulas.

Aula 4 (goma bicromatada)
a. Produção de fotografias artesanais com a técnica da goma bicromatada sobre os papéis confeccionados durante as aulas e discussão dos resultados da oficina.

 

Obs.: O resultado da exposição das imagens dependerá da qualidade da luz solar (incidência de raios infra-vermelho  e ultravioleta).