UA-24175149-1

Papel Artesanal | oficina com Helen Ikeda

oficina papel artesanal helen ikeda


PAPEL ARTESANAL
oficina com HELEN IKEDA

O curso abarca conceitos teóricos e exercícios práticos sobre a manufatura do papel artesanal com a utilização de fibras vegetais, como algodão, bagaço de cana e curauá (espécie de abacaxi da região Amazônica). Será apresentado um breve histórico tendo em vista os parâmetros definidos pelas indústrias de celulose e papel. As aulas expositivas darão enfoque teórico aos conceitos básicos sobre a obtenção da polpa celulósica e confecção de papéis para impressão em processos históricos alternativos, cianotipia, goma bicromatada, além de outras técnicas em aquarela, gravura e reprodução em impressoras digitais de diversas qualidades visando ao final a elaboração de materiais de alta de qualidade e durabilidade.

Datas: 26 de março a 9 de abril de 2017
Período: Domingos, 14h – 18h
Duração: 3 encontros
Vagas: 10
Local: R. Amália de Noronha, 301
(5 min. do metrô Sumaré)

Vagas limitadas! Inscreva-se:
atelierpaulista@gmail.com


PROGRAMA

 

Aula 1 | 26.03

● Breve histórico sobre o papel destacando as diferentes formas de confecção no Oriente (2200 anos atrás) e no Ocidente (a partir do séc. XI) com orientação bibliográfica;
● Confecção de papéis a partir de fibras processadas (bagaço de cana e eucalipto). Colagem interna (AKD) e controle de gramatura.

 

Aula 2 | 2.04

● Confecção de papéis com fibras de algodão e eucalipto, com uso de aditivos (AKD) para colagem interna. Orientação sobre o acabamento para processos fotográficos históricos (cianotipia, goma bicromatada, aquarela, gravura e impressão fine-art), com uso de ágar-ágar, gelatina animal ou albumina.

 

Aula 3 | 9.04

● Produção de papéis (curauá + eucalipto) no método oriental;
● Discussão dos resultados e indicações de referências bibliográficas.

 


HELEN IKEDA
É conservadora e restauradora de Obras de Arte em Papel. Atua há mais de 35 anos em laboratórios de instituições e museus como Instituto de Pré-História- USP, Museu Paulista-USP, MAC-USP, Fundação Bienal de São Paulo e Museu Lasar Segall e é especialista em Celulose e Papel pelo SENAI.

 
UA-24175149-1