Como Conservar, Guardar e Expor: Desenhos, Aquarelas e Gravuras | curso com Helen Ikeda

curso com Helen Ikeda


COMO CONSERVAR, GUARDAR E EXPOR: DESENHOS, AQUARELAS E GRAVURAS

curso com HELEN IKEDA

O curso pretende introduzir aos participantes noções teóricas de conservação de obras de arte partindo de conceitos museológicos e referências específicas dadas por peritos. Tem por ainda finalidade orientar sobre o armazenamento e exposição de desenhos, aquarelas e gravuras.

Os participantes poderão trazer duas obras para utilizar como material nos exercícios práticos que visam a montagem dos próprios passe-partout e o discernimento para a encomenda correta de suas molduras.

Público-alvo: artistas, colecionadores, conservadores, restauradores e iniciantes

Datas: 22 de outubro a 5 de novembro de 2016
Período: Sábados, 14h – 18h
Duração: 3 encontros
Número de vagas: 10
Local: Rua Amália de Noronha, 301
(5 min. do metrô Sumaré)

Vagas limitadas! Inscreva-se:
atelierpaulista@gmail.com

 

PROGRAMA

1ª aula – 22 de outubro


Teoria:
● Recomendações de especialistas da área de Conservação sobre acondicionamento de obras em museus, galerias e coleções particulares;
● Breve histórico do papel: origem no Oriente e disseminação pelo Ocidente;
● Caracterização físico-química do papel usado atualmente para desenho, aquarela, gravura e fotografia (tradicional e Fine Arts).


Prática:
● Descrição dos componentes da moldura e modelos;
● Confecção do passe-partout da obra de arte trazida (duas obras por aluno) com duas folhas de mata-borrão filtro (250 g/m²).


2ª aula – 29 de outubro

Teoria:
● Orientação bibliográfica sobre fabricação de celulose e papel (séc. XX);
● Noções sobre fatores de degradação de materiais orgânicos, especialmente papel, analisando condições ambientais, geográficas, edificações, manipulação, guarda, depósito e modos expositivos;
● Breve introdução sobre a escrita, impressões mecânicas, materiais e técnicas artísticas (xilogravura, gravura em metal, fotogravura entre outras).

Prática:
● Confecção de passe-partout (continuação).

3ª aula – 5 de novembro

Teoria:
● Permanência e durabilidade de tintas e papeis;
● Descrição dos materiais e técnicas com qualidade arquivística;
● Controle e monitoramento das condições ambientais (reserva técnica, mapoteca, prateleiras e armários).

Prática:
● Limpeza mecânica de desenhos, aquarelas, gravuras e fotografias;
● Discussão sobre os resultados do curso.


Materiais disponibilizados no curso:

– Cola CMC,
– Voil;
– Duas folhas de 50 x 70 cm de papel filtro mata-borrão (250 g/m²);
– Espátulas de osso e de aço inox, pincéis, tesouras, estiletes, réguas de metal e pesos.

É recomendável que os participantes tragam:
– Duas obras (desenhos, pinturas, aquarelas ou fotografias) de 40 x 60 cm, no máximo;
– Duas folhas com pH neutro (50 x 70 cm) de papéis Canson, Fabriano ou Vergée (cor branca, areia ou palha );
– Duas folhas de papel cartão Crescent neutro (cor branca ou preta) para a frente do passe-partout;
– Duas placas de foamboard (50 x 76 cm), uma para cada obra;
– Uma folha de papel japonês ~ 10 g/m² (para fazer as tiras);
– Duas folhas de papel glassine (80 g/m²): 1,00 x 1,00 m (para acondicionamento).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *