UA-24175149-1

Assombrações no Cinema: Terror Japonês em Perspectiva | Minicurso com André Maffioletti (2016)

André Maffioletti minicurso terror no cinema japonês


Assombrações no Cinema: Terror Japonês em Perspectiva
minicurso com André Maffioletti

O gênero de terror no cinema japonês tornou-se familiar ao cenário midiático mundial no final da década de 1990 com o lançamento do filme Ringu de Hideo Nakata, refilmado na versão americana O Chamado. Contos e criaturas horrorizantes já fazem parte do folclore japonês há mais de 1000 anos, desde as primeiras histórias no período Heian (794-1185), com ápice de popularidade na Era Edo (1603-1868). Após décadas de relativo esquecimento durante o século XX, no qual permaneceu às margens da cultura popular, o terror, como gênero poético, ressurge com força. Isso aconteceu graças ao cinema que resgatou as ricas tradições medievais e as reinventou para o público do novo milênio.

O minicurso busca introduzir aos ouvintes a história e estética do terror japonês, traçando seu desenvolvimento a partir dos primeiros contos da famosa antologia literária Konjaku Monogatarishū (Contos do Passado) e consequente difusão por todo o Japão através do jogo Hyakumonogatari Kaidankai (Cem histórias de fantasma), passando por sua descoberta pelo Ocidente, tomando como base os livros de Lafcadio Hearn e, finalmente, explorando a encarnação atual do gênero nas obras cinematográficas contemporâneas que redefiniram os seus parâmetros modernos.

O programa inclui a apresentação de imagens e trechos de filmes do gênero J-Horror; uma breve retrospectiva histórica que percorre a origem do gênero e suas principais características; a análise expositiva dos mais conhecidos yōkai (fantasmas e/ou aparições estranhas) e seu papel no folclore; esclarecimentos sobre os elementos estéticos do sobrenatural japonês em constraste com as variações ocidentais e os novos caminhos do gênero na era da globalização.


Público-alvo:
Interessados em cultura japonesa, cinema, pesquisadores e estudantes.

Data: 28 de julho de 2016
Período: Quinta-feira, 20h – 22h30
Local: Rua Amália de Noronha, 301
(5 min. do metrô Sumaré)


Vagas limitadas! Inscreva-se:
atelierpaulista@gmail.com


ANDRÉ MAFFIOLETTI
Pesquisador de Cultura Japonesa com especialização em cinema. Obteve graduação na Hunter College de Nova Iorque (2010) e Mestrado em Cinema na Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul (2015). Durante os últimos 5 anos tem participado ativamente da cena de pesquisa japonesa no Brasil como membro de grupos de pesquisa na PUC-SP e USP, além de ministrar palestras sobre os animes de Hayao Miyazaki e apresentar aulas especiais sobre cinema na Universidade Federal de São Paulo.

 
UA-24175149-1