UA-24175149-1

Cianotipia e Papel Artesanal | Helen Ikeda (2016)

curso cianotipia e papel artesanal

 

CIANOTIPIA E PAPEL ARTESANAL
oficina com Helen Ikeda

Durante as aulas, serão realizadas confecções de papéis a partir de fibras vegetais (algodão, curauá e bagaço de cana) para serem utilizadas como suporte de fotografias artesanais feitas com a técnica da cianotipia – um dos vários processos históricos em que a imagem do negativo/ positivo é transferida por contato com o papel. Partindo de conceitos tecnológicos definidos pela indústria de celulose, vamos elaborar papéis com qualidade definida em termos de permanência e durabilidade (polpação, refino, preparo de massa, formação de folhas com gramaturas controladas e pH neutro) que podem ser utilizados também para gravuras ou aquarelas.

Público-alvo: Artistas plásticos, fotógrafos, estudantes e interessados em conhecer a técnica da cianotipia e a produção de papel artesanal.

Datas: 18 de junho a 2 de julho de 2016
Período: Sábado, das 9h30 às 13h30
Duração: 3 encontros
Número de vagas:
10
Local: Rua Amália de Noronha, 301
(5 min. do metrô Sumaré)

Vagas limitadas! Inscreva-se:
atelierpaulista@gmail.com

 

HELEN IKEDA
É conservadora e restauradora de Obras de Arte em Papel. Atua há mais de 35 anos em laboratórios de instituições e museus como Instituto de Pré-História- USP, Museu Paulista-USP, MAC-USP, Fundação Bienal de São Paulo e Museu Lasar Segall e é especialista em Celulose e Papel pelo SENAI.

 

PROGRAMA

 

1ª Aula:

● Breve histórico sobre o papel destacando as diferentes formas de confecção no Oriente (há 2200 anos) e no Ocidente (a partir do séc. XI);
● Orientação bibliográfica;
● Confecção de papéis a partir de fibras processadas (bagaço de cana e eucalipto) e colagem interna (AKD) com controle de gramatura.


2ª Aula:

● Confecção de papéis a partir de fibras de algodão e eucalipto com uso de aditivos (AKD) para colagem interna;
● Orientação sobre o acabamento final dos papéis utilizados em processos fotográficos históricos (Cianotipia) com uso de agar-agar, gelatina animal, ou  albumina;
● Formação de imagens com cianotipia, a partir da exposição à luz solar, aplicadas no papel artesanal.


3ª Aula:

● Confecção de papéis a partir do curauá com eucalipto (método oriental);
● Formação de imagens com cianotipia.

Obs.: O resultado da exposição das imagens dependerá da qualidade da luz solar (incidência de raios infra-vermelho  e ultravioleta).

 
UA-24175149-1