UA-24175149-1

CHOPIN SOB O OLHAR DE BAUDELAIRE | Palestra com Eduardo Seincman (2016)

palestra eduardo seincman

 

CHOPIN SOB O OLHAR DE BAUDELAIRE:
PRELÚDIOS PARA UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA

palestra com Eduardo Seincman

Rousseau, em seu Ensaio sobre a origem das línguas afirma: “A reflexão nasce da comparação das ideias e é a sua pluralidade que as leva a ser comparadas. Quem vê apenas um único objeto não possui ponto de comparação.”

Partindo desta premissa de Rousseau, a aula propõe a escuta dos Prelúdios op. 28 de Chopin a partir de sua comparação com poemas em prosa do Spleen de Paris de Baudelaire ilustrados, igualmente, por composições de Mozart, Beethoven, Debussy, Scriabine e filmes como Amadeus de Milos Forman.

As comparações entre a poética dos prelúdios de Chopin e a musicalidade dos poemas em prosa de Baudelaire, servem como portas de entrada a ambos e geram reflexões que instigam a escuta ativa e o aprofundamento de nossas experiências estéticas.

Público-alvo: Para todos aqueles que se interessam por música

Entrada Franca
Data: Quinta-feira, 9 de junho de 2016
Horário: 20h -22h30
Local: Rua Amália de Noronha, 301
(5 min. do metrô Sumaré)

Vagas limitadas! Inscreva-se:
atelierpaulista@gmail.com

 

EDUARDO SEINCMAN
É compositor e Prof. Dr. da ECA-USP. Suas obras musicais têm sido regularmente divulgadas em concertos, espetáculos, CDs, sites e programas radiofônicos. Em suas aulas e palestras, nos últimos anos, tem se dedicado a despertar o universo da música clássica, principalmente ao público leigo, efetuando pontes entre o discurso musical e os demais meios de expressão artística (literatura, cinema, teatro, artes visuais, etc.)  e do pensamento social e filosófico. Realiza, atualmente, o processo de gravação de seu ciclo de canções Spleen de Paris: Baudelaire cantado em verso e prosa que resultará em CD, site e espetáculos em 2017.

 
UA-24175149-1