UA-24175149-1

Laca Japonesa

Flyer mini curso laca 2 Mailchimp
LACA JAPONESA
minicurso com Francis J. Y. Marie
O minicurso apresentará um breve panorama sobre a história da laca japonesa – também conhecida como arte do urushi ou charão – desde o período mais remoto até a época atual no Japão.Artefatos encontrados em sítios arqueológicos pré-históricos comprovam a utilização da laca desde o período Jōmon (7500 a. C.) no Japão. Com o decorrer dos séculos, os modos de preparação da resina bruta, a sua associação com outros materiais e o aspecto decorativo ampliaram consideravelmente o leque das suas aplicações e técnicas. A utilização da laca se transformou em uma arte sofisticadíssima criando uma importante cadeia de produção com profissionais trabalhando na resina e artesãos produzindo objetos de base, ferramentas e implementos necessários que serão revelados no minicurso.

Durante o encontro, será esclarecido o que é a laca japonesa e como se deram o desenvolvimento das técnicas, dos temas decorativos, dos suportes e das bases utilizadas. Serão apresentados os mais famosos ateliers e mestres além dos diversos instrumentos e pigmentos específicos utilizados desde a preparação de base dos objetos até as últimas e delicadas etapas decorativas. O minicurso também percorrerá o contexto histórico e apresentará as medidas tomadas pelo governo japonês, nos períodos pré-guerra e pós-guerra, para conservar e promover o patrimônio cultural dessa arte.

Por meio de aula teórica e exposição de objetos com técnicas variadas, o encontro pretende compartilhar como são produzidas as obras em laca reconhecidas e admiradas mundialmente por sua sofisticação. Esse panorama bem ilustrado resumirá os 7500 anos de história da laca japonesa e permitirá ter uma visão sobre o rigor e minuciosidade da técnica.

Público-alvo: Interessados em objetos laqueados ou cultura japonesa, pesquisadores, professores, colecionadores, antiquários, estudantes e artistas plásticos.

Data: Sábado, 25 de abril de 2015
Horário: 15h – 18h
Inteira: 50 reais
Estudante: 25 reais
Local: Rua Amália de Noronha, 301
(5 min. do metrô Sumaré)

Vagas limitadas! Inscrições até 24/04:
atelierpaulista@gmail.com
(11) 3082-9217

Obs.: A confirmação do minicurso dependerá de um mínimo de alunos.

Francis Jean Yves Marie
Artista plástico e graduado em Língua e Literatura Japonesa pela Sorbonne-Nouvelle, Paris-III (1982). Pesquisou sobre laca na Universidade de Tóquio, no Instituto Nacional de Pesquisa de Bens Culturais de Tóquio e no ateliê Urushibeya do mestre Ogawara Enotsuke. Participou de exposições coletivas e individuais de 1985 a 2014 no Brasil, no Japão e na França. Entre suas exposições principais estão a individual “15 Anos de Conversa com as Madeiras Brasileiras” no Espaço de Arte Shoko Suzuki (2005) e a Exposição Internacional de Urushi em Ishikawa no Japão (2014).

 
UA-24175149-1