UA-24175149-1

Biografia

Nascida em 1956, na cidade de Parintins, no estado do Amazonas, Branca de Oliveira é artista/pesquisadora e docente nos programas de Graduação e Pós-graduação do Departamento de Artes Plásticas, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Coordena o Grupo de Pesquisa “Poética da Multiplicidade”, fundado em dezembro de 2003, consolidado e certificado pelas instituições USP e CNPq. A pesquisa envolve a produção de imagens com processos criativos usando desde meios artesanais até os digitais.

Formou-se com Licenciatura Curta e Plena em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado, em 1978. Obteve na Universidade de São Paulo em 1992 e 2000, o Mestrado em Poéticas Visuais e o Doutorado em Artes Visuais, respectivamente.

*

Como artista/pesquisadora realiza trabalhos no âmbito das linguagens e técnicas gráficas, em processos de composição intersemiótica constituídos pela hibridação do atual e virtual, que preconizados pela pesquisa da sensação, operam no conhecimento do real, na sua trama, estrutura e no seu homólogo simulado.

Tomando como paradigma estético a processualidade, desenvolve sobre a imagem operações que visam desencadear atualizações continuadas das virtualidades relativas às afecções do corpo, percepções do espaço e apreensões do tempo. Com procedimentos criativos que derivam das potencialidades gráficas da infraestrutura operacional tecnológica, da combinatória do algoritmo e da lógica de processamento de dados, são realizados compostos estéticos, em cujo horizonte está o problema da constituição de um Corpo Intensivo. São trabalhadas aí noções de multiplicidade, singularidade, acontecimento, movimento e duração, divisando como recorte conceitual estendido a metamorfose da percepção.

Curriculum Lattes
Canal no YouTube

 
UA-24175149-1