A ESCRITA DO PROJETO CULTURAL | Curso com Inti Queiroz 

curso inti queiroz projeto cultural

 

A ESCRITA DO PROJETO CULTURAL
curso com INTI QUEIROZ

Esse curso aborda o estudo da produção textual de projetos culturais que podem ser destinados às leis de incentivo ou participação de editais. Durante as aulas, serão apresentadas estratégias de escrita (discurso, recursos coesivos e linguagem), com a análise de editais culturais nos âmbitos federal, estadual e municipal estimulando o conhecimento e a reflexão dos alunos em relação aos textos. A elaboração de outras etapas, como anexos, orçamentos, cronograma, planejamento de divulgação, distribuição de produtos e ferramentas de formatação também serão abordadas para a composição de um projeto ideal.

Datas: 19 e 26 de abril de 2018
Período: Quintas, 19h às 22h
Duração: 2 encontros
Local: R. Amália de Noronha, 301
(5 min. do metrô Sumaré)

Vagas limitadas! Inscreva-se:
atelierpaulista@gmail.com

 

PROGRAMA:

  • A esfera das políticas culturais no Brasil: reflexão acerca do contexto sócio-histórico, história dos projetos culturais e leis;
  • Leis federais de cultura (Estaduais e Municipais): Rouanet, Cultura Viva, Proac (mecenato e editais) e Programa VAI;
  • A estrutura do projeto cultural e o diálogo com formulários e manuais, planejamento artístico e marketing cultural;
  • Especificidades da escrita dos textos dos projetos culturais: objetivos, justificativa e cronograma;
  • O orçamento do projeto cultural, gestão e prestação de contas;
  • Outros documentos: ficha técnica, currículos, cartas de anuência, plano de distribuição e de divulgação, projeto pedagógico.

 

INTI QUEIROZ
É linguista, filóloga, produtora cultural, pesquisadora de cultura. Doutoranda e mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH/ Universidade de São Paulo – USP, com pesquisa na área de análise do discurso sociodialógico e filosofia da cultura. Possui DRT como Diretora de produção de espetáculos desde 2005. Atua há mais de 15 anos nas áreas de produção, gestão, pesquisa e consultoria de projetos culturais com leis de incentivo à cultura de diversos tamanhos nas áreas de teatro, audiovisual, artes visuais, patrimônio histórico e principalmente música. Trabalha há mais de 20 anos como produtora de bandas e festivais de diversas linguagens artísticas. Produz o Festival PIB – Produto Instrumental Bruto e atua na produção executiva dos projetos culturais da Casa das Caldeiras. Desde 2013 participa do processo de criação, escrita e aprovação da lei de fomento à música da cidade de São Paulo (SP Cidade da Música).

About admin

Leave A Reply